terça-feira, 11 de julho de 2017

Re-lactação / Translactação ou alimentação por sonda

Ora, há imensas mães com dificuldades em manter a amamentação e que acabam por recorrer à bomba e ao biberão, o que por sua vez leva a que o bebe deixe de mamar, deixe de ir á mama, deixe de estimular e a mamã acaba por ver o sei leite secar naturalmente.

Mas há solução para reverter isso. E mesmo as mamãs que já deixaram de dar maminha podem proceder à re-lactação e voltar a ter leite com esta técnica.

É muito simples, basta comprar uma sonda (um tubinho muito fininho em que uma das pontas é colada à mama e sai junto ao mamilo, e a outra alimentada pelo leite do biberão)



Isto leva a que os bebés tenham o acesso fácil ao leite como no biberão, mas estão a utilizar a maminha, sugando, estimulando e eventualmente obtendo também leite.

Isto promove a subida do leite e dá indicações ao nosso cérebro que necessita de produzir.

Deve ser dado por um pequeno período de tempo e reduzindo sempre a quantidade de LA ou LM externo.

Antes de cada mamada, a mãe deve esterilizar o material, fervendo-o durante 15 minutos e após cada uso deve lavá-lo com água e sabão. A sonda  deve ser trocada a cada 2 a 3 semanas ou quando o bebê tiver dificuldade em mamar.

Dada a logística da coisa, não será certamente boa ideia fazer isto fora de casa, mas alimentar o bebe pelo biberão num momento desses de necessidade não será boa ideia, uma vez que irá atrapalhar todo o processo de tentativa de voltar a produzir e que o bebe pegue realmente na maminha. Assim, caso saia de casa, use e abuse de si, da sua mama e tenha muita confiança que tudo ficará bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário